Este é um excelente momento para se tornar um profissional de dados. A explosão do Big Data e revolução dos dados, está criando um novo mercado profissional. Profissões novas estão surgindo, enquanto outras estão sendo redesenhadas. A contratação de profissionais de dados começa a chamar a atenção do mercado e programas de certificação podem fazer a diferença no seu currículo.
As certificações profissionais são um diferencial importante, pois elas atestam um determinado grau de proficiência em uma área específica, permitindo que os profissionais demonstrem suas habilidades, além de adquirir forte experiência durante a jornada para a certificação.
Mesmo relativamente recentes, as áreas de Big Data e Data Science possuem certificações poderosas. Como toda certificação que ainda está em sua fase inicial, muitos não dão a devida atenção, perdendo assim a oportunidade de adquirir a certificação ainda cedo na carreira e se destacar no mercado.
A certificação profissional é um marcador de qualidade que ajuda o empregador a avaliar a eficácia e as qualificações de um potencial candidato. A certificação reduz o risco e simplifica a procura através da validação do conhecimento, fornecendo uma base de contratação. Quando a certificação profissional é uma exigência em um anúncio de trabalho, o volume de candidatos é incrivelmente menor.
A lista a seguir contém algumas das principais certificações em Data Science e Big Data existentes atualmente.
Microsoft Certified Solutions Expert – Data Platform
Cloudera Certified Professional – Data Scientist
Cloudera Certified Professional – Data Engineer
Cloudera Certified Associate – Spark and Hadoop Developer
Certified Analytics Professional (CAP)
SAS Certified Big Data Professional
SAS Certified Advanced Analytics Professional
Teradata 12 Certified Enterprise Architect
O portal de treinamento online Data Science Academy, terá programas de preparação (em português), para algumas destas certificações.
David Matos
Gostei muito do portal Data Science Academy, é raro ter uma fonte de informações no Brasil.
É verdade Rafael. O Brasil precisa de mais informação em português e de qualidade. Abs. David
Esses cursos da Data Science Academy são reconhecidos pelo MEC? Ou seja, são cursos de pós graduação?
Olá Pedro. Os cursos são livres (o que também é reconhecido pelo MEC) mas não tem status de Pós-graduação. Os cursos tem foco bastante prático, voltado para o mercado de trabalho!
Muito melhor que cursos reconhecidos pelo MEC (que não tem prestígio internacional algum) são as certificações que você pode conseguir fazendo bons cursos, com conteúdos atualizados (algo que não é especialidade dos cursos reconhecidos pelo MEC).
Abraços.
Concordo Fábio. Abs
Muito bom!
Olá pessoal… Tenho lido muito e inclusive participando de alguns cursos com certificação. Gostaria de saber, a quem puder me orientar, sobre a especialização que: a faculdade Estácio oferece em Big Data, se a grade curricular garante bom embasamento para formação de especialista em Big Data?
Oi Raymundo. Obrigado pela sua mensagem. Infelizmente não conheço a especialização da Estácio. Entre em contato com eles para obter mais informações. Abs. David
Olá a todos,
Eu traduzi a parte da documentação ofical do Spark para o português e criei exemplos para cada transformação. Adicionei uma breve introdução ao escala e uma breve explicação sobre as estruturas do Spark. Você também poderá baixar uma distribuição do Spark autocontida para estudar, bem como os dados do transporte público de Curitiba em JSON.
Os interessados podem acessar o material neste endereço,
http://www.inf.ufpr.br/erlfilho/tutorials/spark/.
Abraço,
Olá Edson. O material que você traduziu está excelente. Muito bom trabalho. O Spark é uma ótima ferramenta e precisa ser mais divulgado no Brasil. Obrigado pela contribuição. David
bom dia
a analise de um arquivo BD pode ser muito beneficiado se as estruturas utilizadas estiverem em MR , ja estive com varias autoridades do assunto e a certificação pode ajudar muito se , não se apegar a bancos relacionais , …e evidenciar a computação paralela . A pergunta que se faz , cade a FO ou FG para dar um tom mais analitico cientifico a BD.
Muito bom o artigo! Parabéns
Obrigado Gabriel.