A menos que você tenha vivido fora da rede nas últimas semanas, provavelmente notou que a Internet está fervilhando de empolgação com o ChatGPT, um sistema de chatbot baseado em IA que usa processamento de linguagem natural (NLP) para gerar conversas.
O ChatGPT permite que os usuários façam perguntas ou contem uma história e o bot responderá com respostas e tópicos relevantes e naturais. A interface foi projetada para simular uma conversa humana, criando um envolvimento natural com o bot.
Baseado no GPT-3.5, um modelo de linguagem treinado para produzir texto, o ChatGPT é otimizado para o diálogo de conversação usando Aprendizagem por Reforço com Feedback Humano (RLHF). As respostas do ChatGPT parecem bastante humanas porque foram treinadas em grandes quantidades de dados escritos por pessoas.
Este artigo traz tudo que você realmente precisa saber, uso e limitações do ChatGPT.
Quem criou o ChatGPT?
A OpenAI, uma empresa de pesquisa e IA com sede em São Francisco, na Califórnia, EUA, lançou o ChatGPT em 30 de novembro de 2022. A OpenAI também criou o Whisper, um sistema automático de reconhecimento de fala, e o DALLE•2, um popular gerador de imagem e arte baseado em IA.
Nos últimos anos, os principais laboratórios de pesquisa fizeram grandes avanços com ferramentas de texto geradas por IA, como o ChatGPT, treinando os bots em bilhões de palavras escritas, incluindo tudo, desde postagens de blog a livros clássicos.
Com o lançamento do ChatGPT, geradores de texto baseados em IA fáceis de usar agora estão acessíveis para as massas. A versão beta do ChatGPT já atraiu mais de um milhão de usuários e já anunciaram que em breve pretendem monetizar o ChatGPT, que vem batendo recordes de acesso.
O ChatGPT foi projetado especificamente para imitar conversas reais, e o bot é capaz de explicar, lembrar o que foi dito no início da conversa, elaborar ideias quando solicitado e até pedir desculpas quando erra.
Como você pode usar o ChatGPT?
O ChatGPT pode ser usado para uma variedade de aplicações, incluindo atendimento ao cliente, compras on-line, contratação e treinamento de equipe, simplificação de operações e fornecimento de experiências de cliente mais personalizadas.
O ChatGPT também pode ser usado para criar experiências interativas de narrativa, permitindo que os usuários explorem e aprendam com mundos virtuais.
Alguns casos de uso do ChatGPT incluem:
● Gerar respostas em um chatbot ou assistente virtual, para proporcionar interações mais naturais e envolventes com os usuários.
● Brainstorming de ideias de conteúdo sobre palavras-chave ou tópicos.
● Criação de comunicação personalizada, como respostas por e-mail ou recomendações de produtos.
● Criação de conteúdo de marketing, como atualizações de mídia social.
● Traduzir texto de um idioma para outro.
● Recapitular documentos longos fornecendo o texto completo e solicitando ao ChatGPT para gerar um resumo mais curto.
● Usar respostas geradas pelo chatbot para criar ferramentas automatizadas de atendimento ao cliente.
Se você é um líder de negócios e está procurando maneiras de facilitar a criação de conteúdo ou fornecer aos clientes uma experiência mais personalizada, o ChatGPT pode ser uma ótima ferramenta.
Como começar a usar o ChatGPT
O ChatGPT está em versão beta no momento e você pode começar acessando chat.openai.com. Clique em “Sign Up” para configurar sua conta.
Depois de criar sua conta, o ChatGPT fornecerá exemplos do que você pode fazer com a ferramenta e o ajudará no processo de execução de suas primeiras consultas.
No momento, o uso do ChatGPT é gratuito – mas a empresa admite que pode precisar monetizar no futuro para lidar com os custos de computação.
As limitações do ChatGPT
Embora o ChatGPT seja um poderoso sistema de chatbot baseado em IA, ele tem algumas limitações. Ele só pode fornecer respostas com base nos dados em que foi treinado.
O ChatGPT não é um mecanismo de pesquisa, portanto, não tem a capacidade de pesquisar informações na Internet. Em vez disso, ele usa as informações aprendidas com os dados de treinamento para gerar respostas. Isso deixa espaço para erros – portanto, todos os resultados devem ser verificados quanto à precisão e pontualidade.
O chatbot pode não ser capaz de fornecer informações detalhadas ou entender o contexto ou as nuances da conversa.
Usuários têm apontado eventuais erros nas respostas do ChatGPT e a falta de referências. Sempre verifique tudo que for retornando pelo bot.
Como acontece com todas as ferramentas de IA, todos os líderes empresariais devem estar cientes dos perigos de possíveis vieses. Se os dados em que o ChatGPT é treinado forem tendenciosos, as respostas fornecidas pelo bot também serão tendenciosas. Todas as empresas precisam estar atentas ao monitorar a saída do chatbot para garantir que ele esteja livre de conteúdo tendencioso e ofensivo.
Traduzido do original:
ChatGPT: Everything You Really Need to Know (In Simple Terms)
David Matos
7 thoughts on “ChatGPT: Tudo Que Você Realmente Precisa Saber, Uso e Limitações”